Urologia Feminina

Urologia feminina

O urologista é o médico responsável pelo tratamento do trato urinário feminino, e desta forma está habilitado para tratar incontinência urinária, cistos uretrais, disfunções miccionais femininos além dos tumores do trato urinário, pertinentes a ambos os sexos.

Incontinência urinária
Conceituada como perda de urina involuntária, pode estar relacionada a esforços como tossir, ou espirrar, ou ainda pode ser resultante de uma hiperactividade da bexiga, ocorrendo na ausência de esforços, podendo provocar a sensação de urgência miccional, com diminuição do intervalo entre as micções durante o dia, necessidade de se acordar a noite para urinar, ou mesmo perda de urina nocturna.

Fístula vésico-vaginal
Consiste na comunicação entre a bexiga e a vagina com perda de urina pela vagina. Pode ser causada principalmente por parto normal complicado, cirurgias ginecológicas ou radioterapia.

Divertículos uretrais
Abaulamento junto à uretra, geralmente sentido na vagina, formando uma cavidade que se comunica com a mesma e pode desencadear infecções urinárias de repetição. O tratamento é cirúrgico, com retirada do divertículo.

Disfunções miccionais
Sob esse título encontra-se uma variedade enorme de doenças que causam algum distúrbio nas funções relacionadas à micção. Nas mulheres pode haver hiperactividade detrusora, com diminuição do intervalo entre as micções, urgência miccional (vontade imperativa de urinar, mesmo com pequena quantidade de urina na bexiga) e micções nocturnas A dificuldade para urinar é mais comum nos homens, mas também pode atingir as pacientes do sexo feminino, causando jacto fraco, resíduo de urina na bexiga após urinar e, com o tempo, pode desencadear uma hiperactividade detrusora secundária à obstrução. A história clínica, o exame físico e o estudo urodinâmico são itens fundamentais para o diagnóstico, e o tratamento é individualizado.

Contacto
Helder Coelho
(Avenidas Novas)
Lisboa - Urologia Feminina


Incontinência urinária e outros aspectos de urologia feminina. Marque a sua consulta de urologia em Lisboa!

Avenida Marquês Tomar 7,5º
1050-152 LISBOA
( Avenidas Novas )
210 453 587
210 453 587
213 158 563
213 158 563